VOLTAR
03/10/2018

Cida confirma regionalização da saúde no Centro- Oeste


Cida Borghetti - Cida confirma regionalização da saúde no Centro- Oeste

 

A regionalização da saúde pública na região central do Paraná já começou e vai avançar ainda mais com o Consórcio de Saúde da 5ª região. A criação do consórcio foi destacada pela governadora e candidata à reeleição Cid Borghetti nesta quarta-feira (03), em Guarapuava. Os trâmites para instituir o consórcio de saúde iniciaram em junho pela governadora e assim que aprovado pela Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores das cidades envolvidas administrará o Centro de Especialidades de Guarapuava e integrará as ações de saúde de  20 municípios do Centro  do estado.

“Este é o modelo que adotamos de regionalização da saúde, que possibilita avanços e amplia o acesso às políticas públicas na área”, afirmou a governadora.

Ele será o primeiro consórcio de saúde do Paraná com a participação do Governo do Estado e segue o modelo de regionalização da saúde. “A meta da nossa gestão é estruturar a saúde nas cidades para que os pacientes não precisem viajar longas distâncias para buscar atendimento”, ressaltou. 

O centro de especialidades  recebeu investimento de R$ 9,1 milhões do Governo do Estado. Além da parceria com os municípios para a administração do espaço o Governo arcará com 50% das despesas de custeio da instituição que deve entrar em funcionamento  neste trimestre. Lá serão disponibilizadas consultas especializadas, exames e cirurgias ambulatoriais e será também referência para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região. 

 

HOSPITAL DO  CENTRO-OESTE – Além disso, a governadora salientou a construção do Hospital Regional do Centro-Oeste que contribuirá com a meta de regionalização plena da saúde. O Estado está investindo R$ 54,6 milhões no prédio que tem uma área total de 16 mil metros quadrados, seis pavimentos e quatro andares. A estrutura terá 110 leitos para internamentos e mais 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - dez deles de UTI infantil. No local será oferecido atendimento de urgência e emergência, além da realização de cirurgias. A unidade vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes de pelos menos 30 municípios da região Central do Paraná.

Os trabalhos estão na fase de acabamentos internos, como pintura e revestimento de pisos.

“Esta é minha forma de governar, com trabalho e resultados. Enquanto eles prometem, eu faço”, afirmou Cida. 

COMPROMISSOS- Meu compromisso é com o desenvolvimento regional, afirmou a governadora. Ela assinou a carta de compromisso proposta pela Associação Comercial de Guarapuava e garantiu obras de infraestrutura urbana e viária para escoamento da produção, criação de empregos e geração de renda.